Importação de ovos do Brasil pelos EUA cresce 93% em fevereiro

A crise de abastecimento causada pela gripe aviária, que já dizimou 170 milhões de aves nos Estados Unidos desde 2022, levou o país a aumentar em 93% a importação de ovos do Brasil em fevereiro. A escassez elevou os preços dos ovos no atacado em 53,6% no mesmo mês, antes de um leve recuo em março. Além disso, os EUA avaliam flexibilizar regras para o uso de ovos de frangos de corte, atualmente descartados, como alternativa para aliviar a crise.

O governo norte-americano lançou um plano de US$ 1 bilhão para conter os preços, investindo em prevenção e pesquisa de vacinas. Enquanto isso, estados como Nevada e Arizona suspenderam leis que exigiam ovos de galinhas livres de gaiolas, buscando reduzir os custos para os consumidores. A importação de ovos do Brasil, Turquia e Coreia do Sul também faz parte da estratégia para enfrentar a crise.

A situação reflete o impacto severo da gripe aviária na inflação alimentar e no mercado de proteínas, exigindo esforços conjuntos entre governos e indústrias para estabilizar o fornecimento e garantir a segurança alimentar.

Postagem Anterior Próxima Postagem