Seminário em Rio Branco Aborda Soluções Inovadoras para Saneamento Básico na Amazônia
Nesta quinta-feira, 19, no auditório da OAB-AC, foi realizado o seminário "A Solução para o Saneamento Básico na Amazônia – O Modelo Inovador do Amapá". O evento contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que compartilhou a experiência de implantação do modelo de concessão pública como solução eficaz para estados e municípios da Amazônia.
O ministro destacou o comprometimento do senador Alan Rick com iniciativas de desenvolvimento sustentável. Góes elogiou a atuação do senador, que tem priorizado questões de resíduos sólidos e saneamento básico desde seu mandato como deputado. Alan Rick iniciou tratativas para que os municípios acreanos pudessem dar fim aos lixões, e atualmente, com exceção de Rio Branco, as cidades ainda enfrentam desafios na gestão de resíduos.
Alan Rick agradeceu ao ministro por aceitar o convite para retornar ao Acre e o presenteou com uma placa de homenagem pelo apoio em recursos para ajuda humanitária e reconstrução das cidades afetadas por cheias e seca. Em entrevista coletiva, Waldez Góes anunciou a previsão de envio de R$ 16,8 milhões para a reconstrução da ETA 2 em Rio Branco.
O seminário contou com a participação da vice-governadora Mailza Assis, do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, do desembargador Francisco Djalma, da promotora Rita de Cássia, do presidente da OAB Rodrigo Aiache, e de prefeitos de vários municípios do Estado.