O atual presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Marquinhos Tibúrcio (PP), foi confirmado para mais dois anos à frente do Legislativo local. A recondução ocorrerá por meio da votação da nova Mesa Diretora, que acontecerá em janeiro de 2024, durante uma sessão ordinária. Tibúrcio conta com o apoio unânime dos 9 vereadores que compõem sua base de sustentação, representando a maioria dos 11 parlamentares eleitos e reeleitos nas últimas eleições.
Nova Mesa Diretora
Para o biênio 2025/2026, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia será formada pelos seguintes nomes, acordados entre os vereadores:
- Marquinhos Tibúrcio (PP) – Presidente
- Leonir Furtado (PP) – Vice-presidente
- Lucélia Borges (PSD) – 1ª Secretária
- Izabelle Araújo (Republicanos) – 2ª Secretária
A Mesa Diretora é responsável por dirigir a Câmara Municipal nos aspectos legislativos, garantindo a regularidade dos trabalhos, designando vereadores para missões de representação, propondo ações diretas de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos municipais, promulgando emendas à Lei Orgânica do Município e concedendo licenças ou declarando vago o cargo de vereador.
Já o presidente da Câmara tem a responsabilidade de dirigir os trabalhos, fiscalizar a ordem, representar a Casa em juízo ou fora dele e promulgar leis quando o prefeito não o fizer. Ele também comanda as sessões plenárias, organiza a ordem do dia e convoca sessões ordinárias, extraordinárias e solenes.
A Eleição
A escolha dos componentes da Mesa Diretora para o primeiro biênio de uma legislatura é realizada em janeiro, durante uma sessão especial. Todos os vereadores podem concorrer aos cargos, e a eleição deve ser convocada com, no mínimo, sete dias de antecedência. O voto é nominal, e a composição deve refletir a proporcionalidade dos partidos ou blocos parlamentares.'
Na última sexta-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, por meio da 6ª Zona Eleitoral, realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais 2024, em Brasiléia. Foram diplomados o Prefeito Carlos Armando de Souza Alves, o Vice-Prefeito Antônio Torres Amaral, e 11 vereadores, formalizando o fim do ciclo eleitoral e a habilitação dos candidatos eleitos para assumirem seus mandatos a partir de janeiro de 2025.