Gritos e dúvida de copiloto sobre ‘potência’ do motor foram gravados pela caixa-preta de avião antes da queda

As transcrições das duas horas de gravação foram realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea.

De acordo com o Cenipa, a caixa-preta do avião envolvido no acidente aéreo de Vinhedo na última 6°feira, 09, gravou conversas do co-piloto questionado sobre a “potência” dos motores da aeronave e também gritos dentro da cabine momentos antes da queda. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional.

O trágico acidente envolvendo a aeronave operada pela Voepass, antiga Passaredo, resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro tripulantes.

As transcrições das duas horas de gravação foram realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea.

Segundo os investigadores, uma análise preliminar aponta que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina, mas somente o áudio da cabine não é suficiente para determinar a causa do acidente.

Conversas na cabine revelam momentos de tensão

A transcrição do áudio da caixa-preta revela que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, ao perceber a perda de sustentação, questionou o ocorrido e insistiu na necessidade de “dar potência” na tentativa de estabilizar a aeronave. Infelizmente, essa ação não foi suficiente para evitar a tragédia.

Entre a constatação da perda de altitude e o impacto, passaram-se aproximadamente um minuto.

Durante esse tempo, a gravação mostra os esforços da tripulação para reagir. O áudio termina de forma dramática, com gritos e o estrondo do avião se chocando contra o solo.

Causa do acidente aéreo em Vinhedo

Apesar das dificuldades na decifrar os diálogos devido ao barulho das hélices próximas à cabine, os investigadores do Cenipa não identificaram alertas característicos de falhas, como fogo, falha elétrica ou pane no motor.

A causa exata do acidente ainda permanece em investigação, dependendo da análise combinada de todas as informações coletadas das caixas-pretas, são duas.

O relatório preliminar sobre o acidente está previsto para ser concluído em 30 dias. Até lá, os investigadores esperam esclarecer o contexto da tragédia, que ainda é considerado nebuloso.

Segundo a reportagem, durante a queda, o co-piloto perguntou ao piloto o que estava acontecendo. Gritos finalizam a gravação das caixas-pretas. https://t.co/B2T8g7dvoH

Engenheiros internacionais contribuem na apuração

Engenheiros das empresas francesa ATR, fabricante do avião, e canadense Pratt & Whitney, fabricante do motor, estiveram na sede do Cenipa, em Brasília, para colaborar nas investigações.

Representantes da BEA e da TSB, órgãos de segurança de voos da França e Canadá, também participam dos trabalhos.

A participação desses especialistas estrangeiros é parte de acordos internacionais de cooperação, que são ativados sempre que ocorre um acidente aéreo similar a este.

Especialistas comentam fatores do acidente aéreo em Vinhedo

Especialistas inicialmente descartaram que a formação de gelo, isoladamente, fosse a causa do desastre com a aeronave da Voepass.

No entanto, o relatório final deverá considerar todas as possibilidades e combinações de fatores que levaram à tragédia.

Os investigadores continuam a trabalhar intensamente para fornecer respostas às famílias das vítimas e entender os mecanismos que falharam naquele voo fatal, contribuindo para a segurança da aviação no futuro.

Com a união de esforços de várias entidades e especialistas, a investigação prossegue na busca por respostas claras e definitivas sobre a causa exata do acidente, visando aperfeiçoar os padrões de segurança e evitar novas tragédias aéreas.



Fonte: O Antagonista

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