Mergulhar no mundo dos livros e da leitura em geral é um prazer que nem todos podem usufruir. Quem tem deficiência visual sabe da dificuldade que é ter acesso a leituras em formatos inclusivos. Mas com o avanço da tecnologia, isso hoje é possível graças aos óculos com tecnologia assistiva.
Esses dispositivos permitem a leitura de textos para pessoas com cegueira, deficiência visual e baixa visão, além de reconhecer rostos e identificar produtos, por meio de uma tecnologia que funciona off-line, ou seja, sem precisar do acesso a internet.
Entusiasta do uso de novas tecnologias e com um olhar sempre voltado para a inclusão, o deputado federal Eduardo Velloso garantiu uma emenda para a compra de três unidades desses óculos, através de um recurso de transferência especial encaminhado à Fundação Elias Mansour (FEM).
Para informar sobre a conquista, o deputado se reuniu com o presidente da FEM, o professor Minoru Kinpara. "Quero agradecer ao deputado pela sensibilidade e por ser nosso parceiro", agradeceu o presidente da FEM.
Os óculos ficarão disponíveis para uso nas bibliotecas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Taraucá.
Por Assessoria