MPAC acompanha inauguração da turma da EJA para pessoas em situação de rua

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Direitos Humanos, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), participou na manhã desta segunda-feira (20) da inauguração da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Pop, em Rio Branco.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), visa alfabetizar pessoas em situação de rua, promovendo a sua reinserção social e profissional.

Em abril deste ano, a Promotoria de Direitos Humanos, em conjunto com o Natera, reuniu-se com diversos órgãos para traçar novas estratégias e dar continuidade à escolarização, atendendo às especificidades do público atendido.

O fortalecimento da escolarização e profissionalização de pessoas em situação de rua é uma ação prioritária para o MPAC, com o objetivo de estreitar o diálogo com os serviços públicos municipais, estaduais e o terceiro setor, possibilitando novas oportunidades para públicos vulnerabilizados.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa destacou que o MPAC monitora o plano de ação que foi desenvolvido para garantir as políticas públicas para as pessoas em situação de rua e que a turma da EJA é uma das iniciativas que são acompanhadas.

“É uma política pública complexa, transversal, que envolve a escolarização, a profissionalização, a moradia, o lazer, o esporte, entre outros aspectos, visando garantir a dignidade e autonomia dessas pessoas, inclusive podendo restabelecer os seus vínculos com os familiares. Uma das ações propostas foi a alfabetização, a aceleração no processo de aprendizado, de profissionalização, de modo também a encaminhá-los para a capacitação para o mercado de trabalho”, ressaltou o promotor.


Por Agência de Notícias do MPAC

Postagem Anterior Próxima Postagem