Idaf lança campanha de monitoramento e combate à ferrugem asiática no Acre

Por Iara França


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), promove no próximo dia  29, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Adm Regional do Acre (Senar),  um ciclo de palestras  para esclarecer o produtor sobre as medidas a serem adotadas para monitoramento da ferrugem asiática no estado.

A campanha de conscientização sobre o período de vazio sanitário da soja, que é uma das principais estratégias de combate à ferrugem asiática do grão no Acre. O estado está entre os maiores produtores de soja por hectare no Brasil.

O último registro de infestação de grandes proporções ocorreu em 2021, quando 100 hectares de soja foram afetados, por isso o objetivo  da campanha é orientar os produtores sobre o cadastramento das áreas onde será realizado o cultivo da soja e a importância do cumprimento do calendário oficial de vazio sanitário. O vazio sanitário é o período de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em determinada área, esse tipo de prevenção impede a proliferação da ferrugem asiática, que é um fungo severo que incide sobre o grão.

O Idaf é o responsável por realizar o cadastro das propriedades, promover ações educativas com informações sobre defesa sanitária vegetal do Programa Estadual de Sanidade das Grandes Culturas, fazer o georreferenciamento dos plantios, a fiscalização do cumprimento do calendário de semeadura e do calendário do Vazio Sanitário da soja.

Segundo a Portaria nº 1.111/24, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Vazio Sanitário no Acre, se inicia no dia 22 de junho e vai até 20 de setembro. Portanto, o produtor só deverá efetuar o plantio da área em que realizou o Vazio, a partir do dia 21 de setembro, se estendendo até o dia 8 de janeiro de 2025.
Postagem Anterior Próxima Postagem