Por Iara França Dell PinheiroFoto: Dell PinheiroDe
As vésperas de começarem as corridas eletivas para os cargos de vereador e prefeito de Rio Branco, a celeuma sobre a indicação do Partido Progressista continua.
Recaptulando. Em meados de 2023, bem antes do período natalino, nos bastidores do PP havia um certo "complô" anti-Bocalom, a cúpula do partido fritou o atual prefeito apoiando a pré-candidatura de Alysson Bestene para disputar o pleito majoritário na capital.
O Blog da Iara já havia citado que o melhor nome da sigla para disputar o cargo seria de Socorro Neri (PP). Mesmo contrariando a opinião da maioria. Contudo, na última terça-feira (30), uma informação um tanto quanto intrigante rodou nos grupos de whatssapp da capital.
"Uma pesquisa é guardada a sete chaves por membros do Palácio. Levando em consideração dados para 2024 e 2026, a pesquisa parece ter — pelo menos é o que parece — um nome como epicentro: a deputada federal Socorro Neri. Para as disputas de prefeito ou prefeita da capital, Neri aparece em diversos cenários. Com percentuais na casa dos dois dígitos". (Fonte: O Palaciano)
O governador Gladson Cameli, disse durante entrevista que Socorro Neri só não se torna candidata se não quiser. Essa frase vem como um banho de água fria nos planos de Alysson Bestene. No entanto, vale ressaltar que o "jogo político" é feito de blefes, e essa estratégia de blefar pode ser a maior sacada do governador em torno da especulação sobre como o Progressistas vem para próximas eleições.
Se procede ou não o tempo dirá, mas o que se sabe é que o "Grande Partido Progressista" que tem a maioria na ALEAC, que articula para eleições uma chapa tão forte quanto era a extinta Frente Popular, tem tudo para ser coadjuvante no próximo pleito, se contentando talvez a uma cadeira de vice prefeito de Rio Branco.
E por falar nisso (risos), parece até piada. Mas o mesmo PP, que rifou Bocalom (PL) do seu quadro na época em que o prefeito estava com a popularidade em baixa, agora tenta encaixar-se na chapa Liberal liderada por ele.
Se não fosse trágico seria cômico.
A que tudo indica, a única inconformada do partido em questão chama-se Socorro Neri, que segundo informações de bastidores, colocará seu nome à disposição para disputar as eleições de cargo majoritário. Essa atitude, mostra um possível descontentamento da parlamentar com o andamento das negociações na formação de chapa para as eleições.
Na atual conjuntura, todas as possibilidades apontam para o Progressistas indicando o vice de alguém.
AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR
E o Minoru Kinpara?...O presidente da Fundação Elias Mansour ainda não se pronunciou oficialmente, mas André Hassem, um dos dirigentes do PSDB disse que o partido faz parte de um time onde Gladson Cameli é o técnico.
E Vanda Milani? ... Os número da ex-deputada federal na capital estão na casa dos 10 mil votos, segundo as duas últimas eleições.
E o Alysson Bestene? Ele afirmou que as conversas sobre ser vice de Bocalom estão “bem adiantadas”.
E Gladson Cameli? O governador disse à imprensa que não está nada decidido. E que quer saber o que a Socorro Neri quer.