O governo estadual, através do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), está empenhado em assegurar o abastecimento contínuo de água potável, realizar reparos nas infraestruturas hídricas e prestar assistência às prefeituras das áreas afetadas pelas enchentes.
Para atender à demanda crescente por água potável nas áreas onde as famílias foram desalojadas e agora se encontram em abrigos, como Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Tarauacá, Rio Branco e Xapuri, caminhões-pipa foram prontamente mobilizados.
Em municípios onde o nível da água está baixando, como Marechal Thaumaturgo e Brasileia, caminhões hidrojatos, conhecidos como "tatuzões", estão sendo usados para desobstruir e desinfetar vias e bueiros, visando garantir um ambiente seguro e saudável para os moradores.
José Bestene, presidente do Saneacre, enfatiza: "Apesar das adversidades climáticas, estamos fortalecendo nossas capacidades de captação e colaborando com as prefeituras para garantir o fornecimento de água. Estamos unidos para apoiar as famílias afetadas."
O Saneacre está implementando um plano de ação pós-enchente, fornecendo suporte essencial às comunidades atingidas. Além dos caminhões-pipa e hidrojatos, equipes de manutenção estão trabalhando diariamente para conter vazamentos nas redes de distribuição. As estações de tratamento de água operam em capacidade máxima para atender à demanda, como a ETA de Xapuri, que está produzindo cerca de 1,5 milhão de litros por dia para atender às necessidades de limpeza e consumo das residências e estabelecimentos comerciais.
Vale ressaltar, que o Saneacre é responsável pelo o abastecimento de água e coleta de esgoto somente nos 21 municípios do interior do estado. Em Rio Branco, a resposabilidade é do Saerb, o Saneacre apenas auxília quando solicitado.