Enchente: MPAC recebe Plano de Contingência da Prefeitura de Rio Branco

 


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu na tarde desta sexta-feira, 23, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para discutir ações de apoio às famílias atingidas pelas cheias na capital.

O gestor, acompanhado do chefe da Defesa Civil do Município, tenente-coronel Cláudio Falcão, foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e pelo coordenador do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Emergências ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD), promotor de Justiça Luís Henrique Rolim.

Conforme o prognóstico da Defesa Civil Municipal, que apresentou seu plano de contingência, a situação do Rio Acre e dos igarapés na capital indica que a cheia tende a se intensificar, levando o rio a ultrapassar a cota de transbordamento e demandando abrigos para um número expressivo de famílias.

O procurador-geral destacou a atuação do GPRD, que já iniciou o trabalho de fiscalização nos abrigos de Rio Branco, atualmente funcionando em três escolas e abrigando 13 famílias. Ele enfatizou que, além do trabalho fiscalizatório, o MPAC atua no apoio às ações do poder público, buscando a cooperação para uma maior efetividade nas atuações.

“Nós realizamos uma reunião na parte da manhã com representantes do Estado e agora nos reunimos com a Prefeitura para ter o prognóstico e verificar as providências no auxílio às famílias atingidas. Essas informações são importantes para orientar o trabalho do Ministério Público do Acre”, disse Danilo Lovisaro.

Tião Bocalom ressaltou o papel fundamental do Ministério Público no contexto das enchentes, acompanhando o trabalho desenvolvido no que se refere à assistência fornecida às pessoas atingidas.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Suelen Araújo, o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, e o assessor especial de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Jorge Bezerra de Souza.

 

Por Hudson Castelo, Agência de Notícias do MPAC

Postagem Anterior Próxima Postagem