Concurso dos correios em 2024

 


O possível novo concurso público dos Correios está gerando grande expectativa entre os interessados em ingressar no serviço público. Com a revogação do processo de privatização dessas empresas, incluindo os Correios, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a abertura de novas oportunidades de emprego na instituição ganhou destaque.

O novo concurso pode oferecer até 20.757 postos, dos quais 6.919 seriam para contratação efetiva e 13.838 destinados a cadastros reserva de pessoal. Essa medida visa renovar o quadro de funcionários da empresa, possibilitando a entrada de novos servidores sem um grande impacto financeiro.

Segundo nota técnica interna, estão sendo estudados modelos para um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) ou Incentivado (PDI), visando a contratação de novos servidores a médio prazo. Esta alternativa é considerada atrativa tanto para a empresa, que busca redução de custos, quanto para os colaboradores, inclusive para aqueles com maiores salários que optarem pelo desligamento.

Requisitos e Cargos



Para os interessados em participar deste possível concurso, os requisitos variam de acordo com os cargos oferecidos. Alguns dos cargos e seus respectivos requisitos incluem:

§  Atendimento Comercial, Carteiro e Operador de triagem e transbordo: É necessário possuir certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente devidamente registrado por instituição reconhecida.

§  Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior: Requer Ensino Médio completo e certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Enfermagem.

§  Técnico de Segurança do Trabalho Júnior: É necessário possuir Ensino Médio completo e curso técnico em Segurança do Trabalho.

§  Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior: Requer diploma ou certificado de conclusão de Bacharel em Engenharia ou Arquitetura, além de certificado de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e registro profissional no respectivo Conselho de classe.

§  Enfermeiro do Trabalho Júnior: Necessita de nível superior em Enfermagem com especialização em Enfermagem do Trabalho.

§  Médico do Trabalho Júnior: Requer ensino superior em Medicina, especialização em Medicina do Trabalho em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador.

Os salários variam de R$ 2.179,25 para cargos de nível médio a R$ 6.333,54 para cargos de nível superior.

O último concurso dos Correios aconteceu em 2017, oferecendo vagas para diferentes cargos relacionados à área de saúde e segurança do trabalho. Anteriormente, em 2011, ocorreu um concurso para Agente de Correios, incluindo Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo.

Com a expectativa em torno deste novo certame, espera-se uma abertura significativa de oportunidades para diversos perfis profissionais interessados em fazer parte dos Correios.


Por Hora do Emprego

Postagem Anterior Próxima Postagem